07out 2011

Exercícios de Psicomotricidade na Pré-Escola (0 a 6 anos)

Às 08:24 em Blog, Conversa de mãe

 

Até os 3 anos de idade,toda tarefa deve possibilitar à criança o conhecimento de seu próprio corpo (IMAGEM CORPORAL), o domínio do espaço e objetos que a rodeiam. Antes dos 3 anos de idade,a criança é capaz de responder apenas a uma ordem por vez,por exemplo: correr de uma linha demarcada no solo à outra. As tarefas propostas devem solicitar a coordenação viso-motora,por exemplo: “ Quem pode rolar a bola com a mão,com a cabeça,pés,cotovelos,etc.” As atividades mais indicadas são as formas básicas de movimento (andar,correr,rolar,saltar…etc).

Dos 3 aos 6 anos,considerado a “idade de ouro” da psicomotricidade,pois constantemente a criança está testando a sua capacidade de investigação. Nessa idade,a criança já é capaz de responder a 2 ou 3 ordens por vez,embora o domínio de seu corpo ainda seja inseguro pela pouca experiência motriz. Por exemplo: “Quem pode correr,saltar o obstáculo e executar uma cambalhota à frente?”. As atividades mais indicadas são ainda as formas básicas de movimento,porém mais acentuadas do que na etapa anterior,procurando desenvolver o conhecimento do espaço,tempo,objetos e o domínio da lateralidade.

Os exercícios devem se basear em movimentos que permitam desenvolver noções de tamanho,peso,altura,direção,profundidade,velocidade,etc…

Os jogos devem ser,de preferência,de caráter individual,pois,a criança até 6 anos é muito egocêntrica e não é capaz de perceber que dela dependem os demais.

Também devem ser desenvolvidas as atividades rítmicas,através de brinquedos cantados,rodas e simples danças folclóricas.

EXERCÍCIOS DE ORIENTAÇÃO ESPACIAL

1.       POR CONTATO

– Caminhar livremente,ao sinal,procurar um companheiro e dando as mãos caminhar aos pares;novo sinal,separar e caminhar livremente e,assim,sucessivamente.

– Aos pares,frente a frente,mãos dadas: um caminha de frente e o outro de costas,ao sinal,mudar.

2.   POR ENTRE OBJETOS

– Caminhar livremente por entre objetos diferentes espalhados pelo espaço.

– Vários círculos demarcados no chão (arcos,cordas,giz),correr livremente saltando as  “poças d’água”.

3.   POR LIMITES ESPACIAIS

– Cada criança demarcará a sua casa com uma cordinha (círculo),colocando-se dentro dela: saltitar com os pés juntos para fora e para dentro.

– Mesma colocação do exercício anterior: correr livremente e ao sinal com flexão profunda das pernas (plano baixo) para dentro de uma casa livre. Novo sinal correr livremente e,assim sucessivamente.

4.   POR MANIPULAÇÃO DE OBJETOS

– Picar a bola e pegar seguidamente,caminhando em diferentes direções.

– Picar a bola fortemente e acompanhar os seus piques,saltitando

Perto dos 5 anos deve se estimular o “JOGO DE ESTAFETA” que devem ser feitos entre 2 grupos com comandos simples (até 3).

Por exemplo: 2 colunas – o primeiro de cada coluna deve correr até uma marcação,voltar e bater as mãos no próximo da coluna e ir para o fim da coluna e sentar. O segundo repete e assim sucessivamente. Vence a coluna em que todos sentaram primeiro.

Esse tipo de atividade física é que deve ser estimulada em escolas. Algumas escolas já mudaram o nome de educação física para aula de psicomotricidade.

Fiquem atentos!! Porque o desenvolvimento da psicomotricidade é extremamente importante nessa fase.

 

Fonte: novasemente.org

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários | Adicione o seu

  1. Christiane Pereira da Costa Silva comentou:

    em mar 03, 2013 às 11:52

    Responder

    Adorei essas atividades.

  2. Christiane Pereira da Costa Silva comentou:

    em mar 03, 2013 às 11:53

    Responder

    Muito bom essas atividades.

  3. Nardon Willian comentou:

    em mar 14, 2013 às 12:52

    Responder

    As atividades sugeridas são interessantes. Gostaria de saber Aline qual a fonte dessas bricadeiras e das informações e qual sua formação.Abraços!

    • Aline comentou:

      em mar 15, 2013 às 08:50

      Responder

      Olá Nardon,

      Ao final do post, estão os créditos do texto, as informações e fontes são provenientes deste site.

      Obrigada,

      Aline Milanez

  4. Nardon Willian comentou:

    em mar 14, 2013 às 13:03

    Responder

    Ops! Depois que escrevi eu vi as informações que pedi, desculpe e sempre procure a ajuda de um profissional de Educação Física para as atividades, abraços!

Comentar

  • * requerido
  • Seu e-mail não será publicado