Exercícios de Psicomotricidade na Pré-Escola (0 a 6 anos)

 

Até os 3 anos de idade,toda tarefa deve possibilitar à criança o conhecimento de seu próprio corpo (IMAGEM CORPORAL), o domínio do espaço e objetos que a rodeiam. Antes dos 3 anos de idade,a criança é capaz de responder apenas a uma ordem por vez,por exemplo: correr de uma linha demarcada no solo à outra. As tarefas propostas devem solicitar a coordenação viso-motora,por exemplo: “ Quem pode rolar a bola com a mão,com a cabeça,pés,cotovelos,etc.” As atividades mais indicadas são as formas básicas de movimento (andar,correr,rolar,saltar…etc).

Dos 3 aos 6 anos,considerado a “idade de ouro” da psicomotricidade,pois constantemente a criança está testando a sua capacidade de investigação. Nessa idade,a criança já é capaz de responder a 2 ou 3 ordens por vez,embora o domínio de seu corpo ainda seja inseguro pela pouca experiência motriz. Por exemplo: “Quem pode correr,saltar o obstáculo e executar uma cambalhota à frente?”. As atividades mais indicadas são ainda as formas básicas de movimento,porém mais acentuadas do que na etapa anterior,procurando desenvolver o conhecimento do espaço,tempo,objetos e o domínio da lateralidade.

Os exercícios devem se basear em movimentos que permitam desenvolver noções de tamanho,peso,altura,direção,profundidade,velocidade,etc…

Os jogos devem ser,de preferência,de caráter individual,pois,a criança até 6 anos é muito egocêntrica e não é capaz de perceber que dela dependem os demais.

Também devem ser desenvolvidas as atividades rítmicas,através de brinquedos cantados,rodas e simples danças folclóricas.

EXERCÍCIOS DE ORIENTAÇÃO ESPACIAL

1.       POR CONTATO

– Caminhar livremente,ao sinal,procurar um companheiro e dando as mãos caminhar aos pares;novo sinal,separar e caminhar livremente e,assim,sucessivamente.

– Aos pares,frente a frente,mãos dadas: um caminha de frente e o outro de costas,ao sinal,mudar.

2.   POR ENTRE OBJETOS

– Caminhar livremente por entre objetos diferentes espalhados pelo espaço.

– Vários círculos demarcados no chão (arcos,cordas,giz),correr livremente saltando as  “poças d’água”.

3.   POR LIMITES ESPACIAIS

– Cada criança demarcará a sua casa com uma cordinha (círculo),colocando-se dentro dela: saltitar com os pés juntos para fora e para dentro.

– Mesma colocação do exercício anterior: correr livremente e ao sinal com flexão profunda das pernas (plano baixo) para dentro de uma casa livre. Novo sinal correr livremente e,assim sucessivamente.

4.   POR MANIPULAÇÃO DE OBJETOS

– Picar a bola e pegar seguidamente,caminhando em diferentes direções.

– Picar a bola fortemente e acompanhar os seus piques,saltitando

Perto dos 5 anos deve se estimular o “JOGO DE ESTAFETA” que devem ser feitos entre 2 grupos com comandos simples (até 3).

Por exemplo: 2 colunas – o primeiro de cada coluna deve correr até uma marcação,voltar e bater as mãos no próximo da coluna e ir para o fim da coluna e sentar. O segundo repete e assim sucessivamente. Vence a coluna em que todos sentaram primeiro.

Esse tipo de atividade física é que deve ser estimulada em escolas. Algumas escolas já mudaram o nome de educação física para aula de psicomotricidade.

Fiquem atentos!! Porque o desenvolvimento da psicomotricidade é extremamente importante nessa fase.

 

Fonte: novasemente.org

Comentar via site

5 comentários

  1. Christiane Pereira da Costa Silva

    Adorei essas atividades.

    Responder
  2. Christiane Pereira da Costa Silva

    Muito bom essas atividades.

    Responder
  3. Nardon Willian

    As atividades sugeridas são interessantes. Gostaria de saber Aline qual a fonte dessas bricadeiras e das informações e qual sua formação.Abraços!

    Responder
    1. Aline

      Olá Nardon,

      Ao final do post, estão os créditos do texto, as informações e fontes são provenientes deste site.

      Obrigada,

      Aline Milanez

      Responder
  4. Nardon Willian

    Ops! Depois que escrevi eu vi as informações que pedi, desculpe e sempre procure a ajuda de um profissional de Educação Física para as atividades, abraços!

    Responder