28set 2011

O bebê mais feliz do pedaço!

Às 07:41 em Blog, Conversa de mãe

Post enviado pela Mariana Alves:

 

 

A técnica do Bebê Mais Feliz do Pedaço foi desenvolvida pelo pediatra Dr. Harvey Karp (pediatra renomado com mais de 30 anos de experiência).

Ela parte do princípio básico de que todos os bebês nascem com Reflexo da Calma. E nos primeiros 3 meses de vida do bebê podemos ativar este reflexo com os 5 S’s.

O que são os 5 S’s?

Os 5 S’s são passos que reproduzem as sensações sentidas no ventre durante o período de gestação. Eles servem para ativar o reflexo da calma.

Quais são os 5 Ss?

O primeiro S é o Swaddling ou Enrolar – Enrolamos o bebê para reproduzir as membranas que envolvem o bebê durante a gestação.

O segundo S é o Side/Stomach position ou posição lateral ou de barriga para baixo– Essa posição combate o Reflexo de Moro. Ela é somente adequada para acalmar o bebê. Não é seguro colocar o bebê para dormir nessa posição. Essa posição aumenta em 70% as chances do bebê de sofrer de Morte Súbita Infantil.

Terceiro S é o Shusshing ou Xiado – Por incrível que pareça o barulho dentro do ventre é o equivalente ao barulho de um aspirador em pó. Quando o bebê nasce ele sente falta desse barulho, por isso quando eles estão irritados chiamos bem alto para os acalmar.

Quarto S é o Swing ou Balançar – É importante tomar muito cuidado quando balançamos o bebê, pois podemos os ferir gravemente. O balançar é parecido com um tremer. Movimentos curtos e rápidos onde a cabeça do bebê está sempre sendo apoiada. NUNCA balance o bebê quando você estiver cansada ou de saco cheio! Peça ajuda para outra pessoa.

Quinto S é o Sucking ou Sugar – O reflexo de sucção de muitos bebês é muito aguçado e muitas vezes a única maneira de os acalmar é introduzindo um dedo na boca da criança ou uma chupeta. Se você está amamentando espere até que a amamentação esteja indo bem para introduzir a chupeta. Antes disso use seu dedo indicador.

É importante lembrar que cada uma dessas sensações ativa cada bebê de maneiras diferentes. Alguns deles precisam de TODOS os 5 Ss enquanto outros podem se acalmar com somente 1 ou 2 Ss.

Aqui, um vídeo demostrando a aplicação dos 5s:


 

 

Durante treze anos, morei e estudei nos Estados Unidos. Em 2006 me formei em Gastronomia pela Kitchen Academy em Hollywood. Entre 2003 e 2005 cursei Sociologia nas faculdades Cerritos College em Cerritos, California e Golden West College em Huntington Beach, California. Em 2006 dei início a especialização a cursos voltados aos cuidados de bebês. Completando cursos como: Orientadora do Bebê Mais Feliz do Pedaço (Dr. Harvey Karp), Newborn Care Specialist (especialista de cuidados de recém – nascidos), Primeiros socorros na American Red Cross (Cruz vermelha), Massagem, Rotinas e Disciplina, Amamentação, Depressão Pós – Parto, Desenvolvimento Infantil,
Combate a SMIS (síndrome de morte súbita infantil), Curso de Sono Noturno para Bebês (Newborns and Beyond), Entre outros…
Após ter me dedicado a diversas famílias no exterior trabalhando como Nanny, assistente de mamães pós – parto, newborn care specialist
(especialista em cuidados com recém – nascidos), treinado babás e trabalhado com gestão domiciliar e re-educação familiar, decidi me mudar para o Brasil e introduzir meus serviços ao mercado brasileiro. Assim nasceu a empresa The Baby Company e em seguida o BLOG Mamãe Moderna.Amo muito o que eu faço e tenho muito prazer de compartilhar tudo que aprendi nesses anos com minhas leitoras, amigas, familiares e clientes.

Quer falar com a Mariana? Envie um email pra ela! mariana@thebabycompany.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários | Adicione o seu

  1. Renata Coelho comentou:

    em set 28, 2011 às 09:56

    Responder

    Interessante, a gente acaba aplicando esses 5s instintivamente quando eles são pequenininhos, sem saber na verdade que tudo tem embasamento científico. Adorei a matéria, parabéns!

  2. Melina comentou:

    em set 28, 2011 às 12:44

    Responder

    Assisti ao DVD dessas técnicas antes da minha filha nascer no ano passado, por recomendação do meu irmão, que teve filho logo antes de mim. Também eu recomendo bastante! O “enrolar” particularmente serviu às maravilhas para a minha bebê e estou segura que foi por causa dele que ela, desde recém-nascida, sempre dormiu bastante e sem dar nenhum trabalho. Quando vier um irmaozinho, é certeza que usaremos essas técnicas novamente!

  3. Janaina comentou:

    em set 29, 2011 às 13:09

    Responder

    Nossa que legal!1 eu conhecia como gestação externa, usei muito o Shshshshshs!1 E funcionava!!

  4. Marcia Nunes da Silva comentou:

    em dez 23, 2012 às 00:27

    Responder

    Adorei te ver na Fátima Bernardes-Globo
    No site da Editora Planeta, quando eles se referem ao Dr. Harvey Karp, dizem que ele criou novo método para acalmar o choro do bebê e ajudá-lo a dormir mais.
    Lógico que eles querem puxar a sardinha para o lado do Dr. somente para vender o livro, mas esta técnica é muito antiga, os índios à usavam e usam, os escravos, os antigos, bisavós, avós e eu tia-avó.
    Tenho 54 anos e quando os meus sobrinhos nasceram, minhas irmãs usavam o famoso “cueiro” para “embrulhar”(rsrsrsr) o nenem.
    Dava até peninha de tão durinho que ficava o nenem, mas era ótimo!
    Em Agosto/2012 nasceu mais um sobrinho-neto e eu e minhas irmãs estávamos falando sobre o “cueiro” e de como nossos bebes ficavam tão embrulhadinhos que pareciam uma múmia e caímos na risada.
    Nós também usávamos azeite com alecrim para o curativo do umbigo, secava super rápido e caía.
    É muito legal lembrar deste tempo.
    É muito lindo ver que nossos avós nos ensinaram muitas coisas sábias.
    beijo.
    adorei te ver, te conhecer.
    Sucesso para você
    Feliz Natal e um Ano Novo muito feliz.
    bj
    Marcia Nunes

  5. PRISCILA comentou:

    em jan 03, 2013 às 09:52

    Responder

    Gostaria de saber se existe o curso de capacitação no Brasil? Do bebe mais feliz do pedaço… Gostaria de obter informações….. Obrigada

Comentar

  • * requerido
  • Seu e-mail não será publicado